Argiloterapia Corporal, conheça os benefícios

Os benefícios de cura da pele pela argiloterapia corporal foram reconhecidos ao longo da história e há uma infinidade de evidências científicas para apoiar suas propriedades terapêuticas, pois descobriu-se que vários tipos de argila desintoxicam a pele ao remover as impurezas, ajudam a pele problemática ao absorver o excesso de óleo, acalmam a pele sensível e oferecem efeitos analgésicos, por isso, produtos à base de argila são favoritos entre os profissionais de cuidados com a pele e entre várias pessoas devido à sua eficácia e qualidades benéficas intrínsecas. São muitos os benefícios da argiloterapia corporal como:

Desintoxicação

argilas têm minerais importantes e propriedades de desintoxicação que são valiosas para melhorar a saúde da pele, pois com a capacidade de absorver várias substâncias, as argilas removem as impurezas da pele. Como os minerais argilosos e a matéria orgânica tendem a ser negativamente carregados, eles atraem e mantêm íons carregados positivamente (cátions) em suas superfícies através de forças eletrostáticas. Diferentes tipos de argila possuem diferentes capacidades de retenção devido à variação das capacidades de troca de cátions.

Alívio da pele doente

Para a pele que sofre de inflamação e condições como acne e seborréia devido ao aumento das secreções de sebo, as propriedades de absorção e adsorção da argiloterapia corporal podem ajudar a proporcionar alívio, porque ss argilas absorvem secreções da pele, óleos, toxinas e até bactérias.Para a pele doente, recomenda-se aplicar a mistura de argila em uma camada de cerca de um centímetro de espessura e a uma temperatura de aproximadamente 40° celsius, pois o calor estimula a transpiração, abre as glândulas sebáceas e faz com que as secreções sebáceas fluam mais facilmente. Produtos à base de argila que têm uma área de superfície alta, como aqueles com argilabentonita e ghassoul , são mais adequados para o tratamento da pele doente.

Analgesia

A terapia de lama térmica produz uma sensação de calor para a área específica tratada e, no processo, dilata os vasos sanguíneos, aumenta a transpiração e estimula os sistemas respiratório e cardíaco. De acordo com inúmeros estudos médicos, o calor reduz a contração muscular, proporciona alívio da dor ao relaxar os músculos e reduz a rigidez das articulações, aumentando a extensão do colágeno nas articulações.Por essas razões, o calor desempenha um papel crítico nos efeitos curativos da terapia térmica da lama. Em observações clínicas em ambientes de spa, efeitos benéficos foram observados a partir da segunda semana de terapia, com melhorias ocorrendo nas semanas seguintes e com duração de três a cinco meses.

Outros benefícios

Pesquisas mostraram que a terapia com lama reduz significativamente os níveis circulantes de proteínas de sinalização celular (TNF-alfa e IL-1), que desempenham um papel fundamental na regulação de respostas inflamatórias, proporcionando alívio da dor nas articulações e reduzindo a progressão da degeneração artrítica. Além disso, estudos recentes também indicaram que a terapia com lama ajuda a frustrar a atividade dos radicais livres associados à osteoartrite. Efeitos regenerativos sobre colágeno e cartilagem articulares e redução na inflamação articular também foram mostrados através de outros estudos experimentais. Não só a terapia da lama melhora os sintomas das doenças articulares, mas a lama também interage com os mecanismos complexos que causam essas doenças.

Ao abordar a inflamação, a terapia com lama térmica reduziu significativamente os níveis séricos de prostaglandina E2, uma substância semelhante a um hormônio que ajuda a relaxar o tecido muscular liso em clientes. O relaxamento muscular desse tipo normalmente só é alcançado usando uma combinação de diferentes medicamentos.Bentonita, ghassoul e caulim têm propriedades analgésicas devido ao aumento do calor em áreas específicas do corpo.

Com diversas origens, rica história e ciência fascinante, a argila é um ingrediente que vale a pena explorar e compreender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *